sexta-feira, 10 de agosto de 2012

Pai, faz tudo, amigo, parceiro, educador. O perfil dos pais mudou e quem ganha com isso somos nós.

Tenho andando meio sumida, pois a correria está punk rock até os ossos.
Mas não poderia de deixar de passar por aqui hoje, já que domingo se comemora o Dia dos Pais e registrar minha homenagem a todos os papais aqui no blog.
Ser pai nos dias de hoje é bem diferente do que há tempos atrás. Não que nossos pais não tenham sido bons pais, mas há 30, 40 anos ao pai cabia o papel de suprir a família financeiramente e cabia a mãe ficar em casa cuidando dos filhos e da casa para que tudo estivesse em dia quando ele voltasse do trabalho. Então, os pais ficavam com os filhos até o primeiro choro, ou até o primeiro cocô, para então devolvê-los para as mães, já que cuidar dos filhos era tarefa delas. Em resumo, eles acabavam ficando mais com a parte baby johnsons da história.
Os anos se passaram, os orçamentos encolheram, as mães tiveram que encarar o mercado de trabalho e ambos tiveram que aprender que um dia é composto por três turnos: trabalho, filhos e outros (aqui fica a organização da casa, a vida de casal, os amigos, o sono).
Então os pais tiveram que dividir as tarefas de igual para igual com as mães e encarar na mesma proporção o banho, a mamadeira, as fraldas sujas, a papinha, as birras, as idas ao super, as broncas e a educação dos filhos. E quem ganhou com isso foi todo mundo. Pai e mãe fazem tudo e se não tem um, tem o outro e a máquina continua sempre girando.
Então, aos pais de ontem, aos pais de hoje e aos que ainda sonham em viver esta tresloucada vida de pais um feliz dia dos pais e que vocês continuem sendo os super heróis da casa e servindo de inspiração para seus filhos.

E um mega blaster especial agradecimento ao pai do Francisco por ser meu parceiro incondicional na criação e educação do nosso filho. Fabri, obrigada por se doar de corpo e alma à nossa família e contribuir com seu jeito calmo e racional com o equilíbrio da nossa casa, mesmo quando eu e o Francisco parecemos que vamos surtar a qualquer momento. Obrigada por enlouquecer com a gente quando o assunto é dançar na sala, brincar de esconder, se fingir de lobo mau, usar uma roupa engraçada ou tocar na banda do Francisco. Obrigada por acordar de madrugada comigo, quando eu estava amamentando, só pra preparar o Francisco pra mim, mesmo sabendo que tu tinha que acordar às sete no outro dia. Obrigada por acordar ainda hoje, quando a noite não está tranquila por algum motivo. Obrigada por ser pai, mas também ser meu marido (que é outra pessoa bem diferente). Obrigada pelas palavras de amor sempre que eu achei que não servia pra ser mãe e achava que nunca conseguiria. Obrigada por ser "pãe" quando eu tenho que viajar a trabalho e obrigada por entender os meus momentos "fofoca com as amigas". Obrigada por ter esse brilho nos olhos quando olha pro Francisco e por todo o carinho e cada beijinho e abraço que tu dá nele, pois sei como isso vai torná-lo uma pessoa especial no futuro. Em resumo, te amamos muito e somos muito felizes ao teu lado. Feliz Dia dos Pais.