segunda-feira, 10 de dezembro de 2012

A fase do "não gotu esse".

Lembro muito bem do orgulho que eu sentia ao contar para todo mundo que o Francisco comia de tudo. Exibia um sorriso de orelha à orelha cada vez que listava todos os alimentos do cardápio dele, o que incluía brócolis, cenoura, beterraba, madioquinha, batata, pepino, tomate, ervilha, couve. Contava, toda cheia de mim, que ele comia Yakissoba, Risoto, comidinhas diferentes, todas as frutas e sempre estava disposto a experimentar algo novo.

Pois bem, eles fez três anos e entrou na fase do "não gotu esse". E não é que ele tenha experimentado e chegado a conclusão de que não gostou deste ou daquele alimento. Ele nem sequer experimenta. Olha, faz uma cara de nojo e fecha o assunto com o tradicional "não gotu esse".

O cardápio atual do Francisco inclui arroz, feijão, massa, pão, ovos, algumas carnes (exceto peixe), a grande maioria das frutas, exceto melancia e mamão, brócolis, beterraba e milho, além dos preferidos pepino, azeitonas e muito, muito iogurte. E lendo isso você pode estar pensando: "a Lola é louca. O Francisco come super bem, tem um cardápio bem variado e até saudável". Porém, quando o assunto é experimentar coisas novas e variar é que a coisa complica.

Ontem, por exemplo, tivemos dois momentos bem tensos.
Primeiro, no almoço, onde fiz uma carne de panela com batatas, salada de brócolis com milho e uma massinha com molho, só pra garantir. Estava tudo ótimo, sem exageros de temperos, mas ele não quis comer praticamente nada. A batata tinha problema porque estava no molho e o molho tinha coisinhas verdes desconhecidas. O brócolis era problema porque tinha milho e ele não tinha pedido e eu coloquei no prato. Sobrou a massinha com caldo de feijão e a esta altura ele já tinha ficado chateado por insistirmos que ele comece mais opções e ele acabou comendo nada a saindo da mesa, só de birra.  Depois, morrendo de fome, se atracou num abacaxi e foi aquilo o seu almoço.

Depois, já quase na hora do banho, depois de voltarmos do supermercado, tivemos uma discussão acalorada porque o mocinho torceu o nariz para farinha láctea. Gente, farinha láctea, coisa que toda criança gosta. E ele nem sequer aceitou experimentar na pontinha da colher. Fez uma cena digna de Oscar, com tossidas, ânsia de vômito e choro que parecia que o que estava sendo oferecido era água de boeiro. Depois de várias tentativas e negociações mal sucedidas, ele foi pro banho, sem lanche e teve que pensar um pouco sobre experimentar comidas novas. Depois de pensar ele me chamou pra conversar, pediu desculpas e disse que ia experimentar. Aí eu expliquei que para a gente saber se gosta e até que não gosta de alguma coisa temos que experimentar. Que isso faz parte e que a gente pode ter boas surpresas. Vamos ver se ele entendeu nos próximos dias. E se ainda não tiver entendido, não vamos desistir, persistência e paciência são a chave pra chegarmos lá.

E me contem, como é a alimentação dos seus pequenos?