segunda-feira, 9 de maio de 2011

Dia das Mães



Ontem foi o dia das Mães e eu não poderia deixar esta data passar em branco no blog.

Antes de eu engravidar eu participava das discussões das "já mamis" e opinava cheia de propriedade, numa visão de quem olha de fora e imagina que sabe o real significado desta missão que é ser Mãe. Como eu estava errada.

Quando eu era apenas filha, eu julgava e enfrentava a minha mãe com a propriedade de alguém que já sabia tudo da vida, que já tinha passado por tudo e com a prepotência de alguém que considera a mãe ultrapassada e que ria por dentro a cada vez que, numa explicação sobre determinado assunto, a mãe falava a frase "no meu tempo..." para demonstrar parte da sua vivência. (Espero estar preparada para passar por isso.)

Hoje, já Mãe, eu entendo finalmente as angústias, as alegrias, os sentimentos controversos, as dúvidas, as culpas, a extrema vontade de acertar, o amor total e incondicional pelo filho e o orgulho de saber que aquele pedacinho de gente está sendo lapidado dia após dia por nós, que jutamente com os pais, temos a responsabilidade de passar noções de valores, de caráter, de respeito, de amor, de amizade, de responsabilidade e tentar achar o limite entre prender e soltar demais. Afinal, os filhos são para o mundo, mas este mundo não está muito apto a recebê-los de braços abertos.

A chegada do Francisco virou meu mundo de pernas pro ar. Estar ao lado dele todos os dias me faz crescer e me experimentar de um jeito que eu jamais imaginei que pudesse ser. Com ele eu sou mais leve, eu tenho sempre uma doçura no olhar, eu sempre entro no quarto dele pela manhã cantando e sorrindo, mesmo que o mundo esteja caindo sobre mim. Perto dele eu sou mais criança, eu tenho mais coragem, eu sou mais forte e mais responsável. Com ele eu voltei a cantar no chuveiro, eu voltei a brincar no chão, eu voltei a andar descalça sobre a grama e a ver um dia de sol como uma oportunidade de descobrir coisas novas. Depois de ser Mãe nenhum dia mais foi igual ao outro e eu sempre aprendo alguma coisa de valor.

Ser mãe é uma missão deliciosa e desafiadora e é por isso que é tão maravilhoso.
Feliz dia das Mães a todas as mamães e a todas as mulheres que estão prestes a entrar para a tresloucada vida das mamis. Sejam bem vindas!