terça-feira, 7 de junho de 2011

Inverno = cuidados redobrados com os pequenos.

Antes de eu ser mamis adivinhem qual era a minha estação do ano favorita?
O invernooooooooooo! Isso mesmo. Na minha opinião a gente se vestia melhor, ficava mais bonita, não suava pelas tabelas e de quebra, disfarçava aquelas gordurinhas adquiridas com a gastronomia propícia do frio, usando mais roupitchas, casacos e mantas.
Pois bem, eu disse gostava. Na minha fase mamis o inverno se tornou uma estação totalmente dispensável e eu adoraria passar seis meses no sul e seis meses no nordeste, só pra me espacar do friozão. Mas como não tem como, o jeito é abusar da prudência e excesso de zelo quando o assunto é cuidar dos pequenos. As viroses, amigdalites bacterianas, bronquiolites virais e pneumonias, são problemas típicos do inverno que podem causar grandes estragos nas crianças e acabar com a saúde emocional dos pais. Então, mesmo que possa parecer um pouco de exagero, tomo todos os cuidados possíveis para manter o Francisco sempre muito bem agasalhado e protegido. É claro que a escolinha é um fator completamente incontrolável, pois sempre tem um gripado, sempre tem um com tosse e muitas vezes, tem algum com febre e aí os bichinhos já se espalharam pelo ar e temos que torcer para que a imunidade do filhote seja do tipo ninja e ele não fique doente. Mas nem sempre é assim, e muitas vezes os queridinhos caem de cama e corta o coração vê-los desanimados, acabadinhos e chorosos. Mas fazer o quê? É a vida. Então separei 10 dias bacanas (pra quem já está passando pelo segundo inverno com filho pequeno) pra tentar deixar os males do inverno longe de casa ou pelo menos amenizar seus efeitos.

1. Use e abuse dos bodies de manga longa (aqueles macacõezinhos sem perna) pq eles mantêm as costas sempre cobertas e protegidas do frio. Mesmo que a criança brinque, role no chão e se movimente muito, ele fica ali, intacto.
2. Nos dias muito frios vista os pequenos em camadas: body de manga longa + camiseta + blusão de lã + casaco. Calça de baixo (o famoso cuecão da época das vovós) + calça de abrigo por cima + meia quentinha + tênis
3. Mesmo sob protestos não abra mão da touca de lã cobrindo muito bem os ouvidinhos, pq otite no inverno dá mais que chuchu na serra.
4. Esteja em casa com o pequeno antes das oito da noite. Lugar de criança pequena no inverno é dentro de casa. Logo, logo chega a primavera e o verão e aí vai dar pra recuperar o tempo perdido brincando muito ao ar livre. Se você for do tipo que adora fazer programas com os amigos (como é o meu caso) convide todo mundo pra ir até a sua casa ou faça programinhas diurnos.
5. Para dormir proteja o colchão (que sempre fica geladinho com o frio) com uma mantinha do tipo soft. Assim a cama fica quentinha. Se a criança for como o Francisco que odeia ficar tapado com cobertor, aí o jeito é colocar um pijamão bem de inverno e mais um tip top bem quentinho por cima. Uma coisa que eu descobri e adoro, são aquelas meias de lã até o joelho vendidas em camelôs. Sempre coloco no Francisco pra dormir e como a meia cobre praticamente toda a perna, fica impossível dele conseguir tirar durante a noite.
6. Abuse dos sucos naturais de laranja, de bergamota, de kiwi. Estas frutas que são abundantes e deliciosas no inverno é sempre bom ter na fruteira. Vitamina C nunca é demais.
7. Mantenha o calendário de vacinas em dia, sobretudo a tríplice da gripe, que é tudo para os pequenos no inverno. São duas doses e no posto, sem custo algum.
8. Não abra mão de uma alimentação balanceada, rica em proteínas, carboidratos, fibras, legumes e verduras. Se a criança não é muito aberta a estas bonitezas saudáveis, vale tudo: panqueca verde, laranja e rosa, misturar as verdurinhas num bolo, enfim... criantividade na cozinha é tudo nessa vida e faz milagres na alimentação das crianças. Tudo colorido, tudo divertido, quem resiste?
9. Mantenha a casa sempre aquecidinha no inverno e evite os choques térmicos, sobretudo, no momento de sair do banho e ir para o quarto vestir o pequeno.
10. Acho que essa é uma das mais importantes: abrace muiiiiiiitttoooo e dê muito carinho. Pesquisas recentes comprovam que abraçar libera substâncias que aumentam a nossa imunidade.

É claro que ninguém está livre das viroses e tals, o Francisco mesmo ontem teve febre à noite e amanheceu mega ranhento e com um tosse horrível. Mas a cada inverno que passa, eles vão ficando mais e mais fortinhos e nós mamis, mais e mais felizes.

Nenhum comentário:

Postar um comentário