quinta-feira, 6 de outubro de 2011

O que é isso, mamãe?

O Francisco já está dando os primeiros sinais de que logo, logo estará pronto para abandonar as fraldas. Na escolinha tem um colega que está passando por este processo e o nosso filho resolveu imitar o amigo. E eu que estava pensando em fazer este processo só no verão, tive que dar uma antecipadinha também.
Tirar as fraldas é um processo de independência muito bacana, tanto para a criança, quando para os pais, mas até chegar na fase de não usar mais fraldas de verdade e não deixar nada escapar, vai um bom tempo de treino de paciência, persistência e muitas situações engraçadas.
No domingo passado, eu experimentei deixar o Francisco sem fraldas, apenas de sunga. Ele tomava suco, tomava água e eu perguntando a cada cinco minutos "quer fazer xixi?" e ele sempre dizia "agora não". De repente, ele me diz "eu qué i banhero agóa" e eu fui com ele, mas quando chegamos, já estava todo molhado. Aí eu calmamente expliquei que não tinha problemas, que logo, logo ele ia conseguir chegar em tempo de fazer xixi no penico. Que isso era bem normal. Até mesmo pq ele não estava com um ar de muito preocupado com a situação.
Aí abortei a missão, coloquei a fralda de volta e tudo certo.
Aí na terça-feira, eu estava com ele tomando banho e ele acocado em frente a sua banheira, brincando com seus bonecos e cacarecos todos, enquanto eu tomava meu banho. De repente, eu sinto um cheirinho estranho e percebi que ele estava fazendo uma certa força.
Ele levanta super rápido e bem assustado com tudo o que aconteceu. Afinal de contas o que era aquela coisa marron que tinha saído de dentro dele? Eu fiquei surpresa com a situação de ele fazer cocô no chão, mas ele ficou mais surpreso ainda pq nunca tinha visto o seu próprio cocô naquela situação e até daquela forma, já que na fralda fica bem diferente. Ele me olhava com os olhos assustados e apontando pro cocô dizia, "mamãe, mamãe, ó, ó!".
A vontade de rir era imensa, mas eu percebi que se tratava de algo bem importante pra ele. Então me ajoelhei ao seu lado e expliquei que aquilo ali era o "seu cocô", que tinha saido dele e que quando a gente não usava fralda era assim mesmo. Falei para ele que fazer cocô era normal, que o papai e a mamãe também fazem e que agora íamos colocar na privada e ele ia ir embora e tal, e tal. Aí ele entendeu - ou fez que entendeu - e voltou a brincar.
Este processo mal começou e eu já pude perceber como esta etapa vai ser importante pra que o Francisco consiga mais independência, auto-confiança e auto-controle. E pra gente vai ser um exercício de paciência e de mostrar pra ele que não é pq deixou escapar um xixi ou um cocô um dia, que tu estará perdido.

Nenhum comentário:

Postar um comentário