segunda-feira, 30 de abril de 2012

O milagre dos dois anos e seis meses.

Quem me acompanha no blog sabe da verdadeira saga que passamos lá em casa durante o processo de retirada das fraldas do Francisco. Foram exatamente dois meses de trabalho duro, que envolveu desde conversas e explicações de todos os tipos e timbres, até teatro de bonecos que faziam cocô e xixi no penico, além de inúmeros testes de paciência e até oferecimento de recompensas (as profes que não me leiam) para convencer o Francisco de que havia chegado o momento de abandonar as fraldas.
Mas o que aconteceu mesmo foi o que nós já sabíamos: ele fez tudo no tempo dele. Simples assim.
Completou dois anos e seis meses no dia 16 de abril e na última sexta-feira, após uma quinta-feira em que acabaram as roupas que tínhamos enviado na mochila, de tanto que ele fez nas calças, o que foi seguido de uma grande frustração da nossa parte, ele simplesmente fez tudo no penico. Quando cheguei na escolinha e vi que ele estava com a mesma roupa, quase morri de alegria. Aí a profe veio com a notícia que iria transformar a minha vida: "hoje, mamãe, o Francisco fez tudo no banheiro."
Foi quase como ganhar na loteria. Enchi ele de beijos e amassos, disse como sentia orgulho dele e ele ali com aquela carinha de realizado por me fazer feliz. E desde então, foi assim. Sábado e domingo e tudo no penico. Mas o que mais nos deixou impressionados e até assustados lá em casa foi a mudança de atitude do Francisco a partir deste momento "sem fraldas". Parece que apertaram um botão nele passando do modo "bebê" para o modo "criança". Junto com o penico veio um amadurecimento do tipo "mamãe, tô com sono", seguido de um deitar e dormir no sofá. Sem aquelas crises de choro, seguidas de uma volta de carro para pegar no sono.
Fomos almoçar na casa dos dindos dele e no meio de uma imensa muvuca ele simplesmente se deitou no sofá e ferrou durante duas horas. E no dia seguinte, lá em casa, fez a mesma coisa no sofá da sala. Eu assisti um filme inteiro e o Fabricio tirou aquele cochilo e ele ali, ferrado no sono. E ontem quando coloquei ele na cama, não precisei ficar junto. Bastou dizer que os amigos Neimar, Zezé, Pimpão e Alípio (todos bichinhos de pelúcia) iam dormir com ele, para que me desse um "boa noite, mamãe" e ali ficasse até às oito de hoje. Dois anos e seis meses. Gravem bem. Nesta fase acontece um milagre na vida das crianças. E os pais agradecem.

2 comentários:

  1. Delicia neh! O Bernardo tem a mesma idade do Francisco, e estamos terminando este processo de desfralde tambem! Estou curtindo muito esta idade!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É uma fase incrível mesmo. Eles ficam uns menininhos, cheios de atitude e independentes. Coisa mais querida. De todas as fases esta é que eu estou aproveitando mais até agora. Bjus em ti e no Bernardo.

      Excluir