quarta-feira, 28 de abril de 2010

A primeira gripe a gente nunca esquece

Nesta vida de papis e mamis a gente só aprende certas coisas vivendo.
Que os bebês são frágeis, todo mundo sabe.
Que eles têm pouca imunidade, não é novidade nenhuma.
Mas quando o nosso filhotinho fica doente é que a gente sente na pele tudo que envolve uma simples gripe, quando se trata de um bebê de seis meses.
O Francisco pegou sua primeira gripe. "Botar na escolinha é isso aí", disse o pediatra. Aliás, esta acho que é uma característica de todos os pediatras of the world: achar que as mães devem ficar em casa com seus filhos até completarem dois anos de idade. ãh??? Agora vamos voltar pro século 21 onde as muheres trabalham fora e não podem - e no meu caso, nem querem - se dar ao luxo de abrir mão deste dinheiro no orçamento familiar. Então a grande maioria dos bebês entra na escolinha com 4 ou 6 meses de idade e isso não mata ninguém, sejamos realistas. Mas como tudo na vida, tem prós e contras. Um dos contras é exatamente a exposição a outras crianças e a todo o tipo de vírus e bactérias, mas um dia a criança vai acabar tendo que ter contato com isso, criar anticorpos, ficar mais forte e resistente. Até acho que esta exposição prematura acaba até ajudando. Mas como eu falei, a primeira gripe a gente nunca esquece.
Eu fico com os olhos cheios d´água só de pensar. O Francisco que é pura animação e virado em sorrisos amanhaceu na segunda-feira choroso, chateado e bem apagadinho. Não sorriu nem no momento "bom dia, meu amor"... ai comecei a me preocupar. Tosse, nariz mega entupido, olhos vermelhos e até olheiras. Fui vê-lo na escolinha e ele nem sorriu pra mim. Eu fazia de tudo. Todas as palhaçadas que aprendi nestes poucos meses de mamis e nada. Saí chorando da escolinha... aquele não era o meu Francisco. Ele teve a primeira febre. Ai que pavor.... a escolinha me ligando e eu fora, sem poder fazer nada. Ainda bem que eu tenho o Fabrício que é mega participativo e ele resolveu tudo. Ligou pro pediatra, explicou os sintomas, ouviu pela enésima vez que escolinha é isso mesmo e todo o bla,bla,bla de sempre. Comprou os remedinhos e tudo mais. Mas os sintomas foram piorando e na 3a o Francisco acordou com os olhos completamente grudados de tanta secreção que saía. Tive que limpar oos olhos e ele chorou muito e eu queria chorar junto, mas eu sou a mãe, eu tenho obrigação de ser mais fortinha. Então segurei a onda e segui o curso normal do dia: ele na escolinha e eu no trabalho, com o pensamento nele. Mais um dia de muitos sintomas chatos. Febre de novo e quando fui vê-lo ele nem deu bola pra mim de novo e tava lá com os olhos muito inchados e uma carinha de dar dó. E o que é pior, não quis comer. Ai eu sai de lá chorando de novo. E o Fabrício me acalmando e me ajudando a entender que isso não era grave e que ia passar. No meio da tarde o fabrício deu um pulo na escolinha e disse que ele tava brincando. Fiquei felizérrima. As coisas pareciam estar melhorando. E à noite quando fui buscá-lo na minha sogra ele ficou animado comigo, brincamos muito e rimos também. Mas ele com uma carinha de dar dó, mas tentando mesmo assim ser querido e feliz comigo. Fofo! Fomos pra casa e na hora do banho ele se animou, jogou água para todos os lados, e eu de tão feliz deixando ele me enxarcar toda. Percebi que as coisas estavam começando a melhorar.
Durante a madrugada ele acordou chorando, com os olhos grudados de novo. Imaginem que agonia tu querer abrir os olhos e não conseguir... limpei os olhinhos com soro quente, fiquei com ele no colinho, medimos a febre, ele nao tinha, demos água e demos um tylenol pra ele dormir melhor. Hoje quando fui acordá-lo cantei a nossa canção e ele sorriu, muito. Ai que coisa boa. Fiquei tão feliz, tão feliz, que não cabia em mim. Ele está melhorando. Na escolinha foi tudo bem. E agora vamos ver como vai ser em casa. Mas a primeira gripe está passando e todos nós sobrevivemos sem maiores traumas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário