segunda-feira, 20 de julho de 2009

A Barriga


Quando a gente descobre que está grávida passa por vários momentos. Primeiro, é o momento riso e choro, porque é um misto de felicidade com medo, aceitação e rejeição, alegria e tristeza. É o primeiro choque.
Passado o susto inicial, vem a fase dos sintomas físicos e psicológicos, enjôos (esses eu quase nem tive. Só enjoei de certas vozes e de alguns cheiros), oscilações de humor que beiram o caos (esses são quase diários), vontade de rir e imediatamente após cortar os pulsos com uma colherinha e logo depois se sentir a mais feliz do mundo de novo. E isso dizem que é do primeiro ao nono mês...

Depois vem aquela fase que a gente fica chata de tanto querer falar na gravidez. Hoje me senti assim; ontem fiz isso; hoje fiz aquilo; será que eu engordei?; dá pra notar que tô grávida; hoje vi um bebê tão lindo; como será que o nosso vai ser?; hoje fiz eco; ontem fiz exame de sangue; hoje fiz mais uma eco... e assim todos ao nosso redor vão torcendo o nariz de tanto que a "futura mãe mala" fala sem parar de um momento que só ela tá vivendo... o bom é que essa fase passa.

Depois vem a fase que tu te irrita de não ter barriga. Tipo eu que tinha até os 4 meses uma barriga que minhas amigas intitularam de "não fiz cocô ontem". Isso é um saco pra futura mãe. Não ter barriga na gravidez é a mesma coisa que ganhar um campeonato de futebol e não poder levar o troféu pra casa. E então a gente fica lá, se olhando no espelho de todos os ângulos possíveis e todo o santo dia, para ver se a tal barriga de grávida de verdade mesmo aparece.

Aí um belo dia tu acorda e "pum" parece que engoliu uma mini melancia... a barriga começa a aparecer. Isso é tudo de bom. Todo mundo te para e pergunta "tá grávida?". E tu diz bem alto "sim, estou de tantas semanas". O tempo vai passando e a sensação que se tem é que vamos dormir de um jeito e acordamos mais barrigudas a cada dia. Que delícia. Até que um dia, o crescimento da barriga começa e te impedir de certas coisas básicas e óbvias: como por exemplo, ver a perereca. Isso mesmo... tem uma fase da barriga que te impede de ver a própria perereca. Isso foi um choque pra mim. Agora vou me depilar e minha depiladora que tem que dar um conferes pra ver se tá tudo em ordem, o cúmulo da dependência! Outra coisa que o barrigão impede: colocar meias e sapato. Para mim, já tá virando uma sessão de contorcionismo. Ainda bem que ainda me resta bastante elasticidade, se não eu iria ter que pedir pro meu marido calçar as meias e sapatos em mim. Só que como ainda to de seis meses e pouco, provavelmente este dia ainda chegue. Subir escadas fica mais lento. Se abaixar pra pegar algo fica mais lento. Dormir, só de lado. Levantar do sofá precisa de apoio. Fazer sexo passa por um breve estudo de posições possíveis, mas acaba dando tudo certo. Ou seja, barriga tem seus prós e contras.
Mas uma coisa é certa, toda a grávida fica linda de barrigão.


Nenhum comentário:

Postar um comentário