quarta-feira, 27 de maio de 2009

O que está acontecendo dentro de mim?

É muito estranho sentir tantas mudanças acontecendo dentro de mim, mas não saber exatamente o que está acontecendo.

Vou vestir uma calça e ela tranca na barriga. Me olho no espelho de lado e parece que engoli um melão. Meus peitos cresceram muito (a melhor parte de todas estas mudanças). Sei que tem um bebê dentro de mim, mas mesmo assim fico me sentindo meio perdida nisso tudo.

Então me indicaram um site bem legal www.bebe.com que mostra tudo o que tá acontecendo semana a semana. Com várias coisas bacanas sobre sintomas e tudo que pode deixar as futuras mamães meio atucanadas.

Agora cheguei na 20ª semana. Isso dá quase cinco meses. Neste período acumulei pouco mais de cinco quilos (ainda estou me acostumando com isso), e pouquíssima coisa mudou por fora, tirando a barriga que começa a tomar aquela forma queridinha de barriga de grávida e passou daquela fase chata de "não fiz cocô ontem" para uma fase mais "ela está grávida, que amor". Ainda (acho que por pouco tempo) estou usando algumas calças jeans (não se preocupem que não apertam a barriga) e ainda uso boa parte do meu guarda-roupas, que sempre foi rico em batinhas e roupinhas soltinhas.

O que acontece com o bebê dentro de mim?
Todo o seu corpo está agora coberto por uma substância branca e oleosa. É a vernix caseosa, que protege sua pele do líquido amniótico. Pudera. Ficar mergulhado ali tanto tempo poderia causar irritações na frágil pele do pequeno. Essa substância, que é muito escorregadia, também vai facilitar a descida do bebê, no momento em que ele se encaixa na pelve, lá no fim da gestação. A essa altura, ele já pesa 260 gramas e mede cerca de 16 centímetros (que gordinho né?).


O que acontece comigo?

Nesta semana, um líquido fino e branco pode sair das mamas. Trata-se do colostro, o primeiro leite que alimentará o recém-nascido. Uma pequena quantidade pode ser liberada quando as mamas são levemente massageadas (olha, ainda não vi esse tal colostro). Eu posso estar sentindo mais calor ou transpirando muito (graças a Deus neste sintoma também não me encaixo, até pq odeio suor). Esses são sintomas comuns na gravidez. Mas são tantas as mudanças e tantas preocupações que parece que nove meses são pouco para aprender a lidar com tudo isso. A impressão que eu tenho é que quando eu estiver entendido tudo sobre a gravidez, já vai ser hora de aprender sobre a maternidade ao vivo e a cores.

Nenhum comentário:

Postar um comentário