quarta-feira, 6 de maio de 2009

Ouvido de mercador

Vocês já pararam para pensar em como as pessoas gostam de assustar as grávidas?
Não sei se estou mais suscetível aos ataques de pessimismo em massa, ou se as pessoas têm um certo prazer em contar casos trágicos para as futuras mamães.
Eu tava me lembrando de algumas histórias que ouvi nas últimas semanas e que me fizeram chegar a esta triste conclusão.

Quando eu estava dizendo que preferia parto normal (esse é sempre um assunto polêmico. Estou chegando à conclusão que até mais que política ou religião), uma mãe me contou que seu parto foi tão horrível, mas tão horrível, mas tão horrível, que rasgaram ela toda (assim, com essas palavras). Vocês não acham bastante animador?

Outra me disse que também teve parto normal, mas o bebê foi tirado com fórceps e ficou com a cabecinha bastante machucada e que também o pós operatório dela foi horrível e ela não consegui nem ir ao banheiro durante um tempão.
Devo desistir agora? Ou aguardo as cenas dos próximos capítulos?

Outro dia ouvi sobre uma cesariana horrorosa, complicada, conturbada, desastrada, um inferno.
E aí, além de parto cesária e parto normal já inventaram outra forma do bebê sair?

Mas como sou uma otimista de carteirinha e tudo, prefiro me apegar em histórias como a da minha irmã, que teve uma cesariana maravilhosa, tranquila e um pós operatório de dar inveja. Ou na história da amiga dela (minha heroína do parto normal) que teve dois bebês de parto normal e nem levou pontos de tão fácil que foi. Ou ainda na professora de pilates da minha professora de pilates que teve seu bebê em curtíssimos três minutos.

Mas as tragédias não param por aí.

O que mais escuto é:
"te prapara, dorme agora pq depois tu vira um zumbi." (que delícia, adoro filme de terror)
"o meu filho chorava a noite toda sem parar, tinha cólica, refluxo, não chupava bico e só dormia se tivesse no colo." (vou ver com o oráculo se o nosso será assim e já vou me preparar antecipadamente)
"minha filha não aceita dormir no quarto dela. até hoje (três anos depois) ela só dorme no nosso quarto." (sexo só no motel, então?)

Será que ninguém lembra de nenhum momento delícia?
Tipo:
"após os três meses meu filho já dormia a noite toda" ou
"minha filha tinha cólica só de vez em quando e tomando remedinho já passava" ou ainda
"foi lindo quando ouvi mamãe pela primeira vez"

Gente, de verdade, não quero menosprezar o sofrimento alheio. Cada um tem sua história. Umas mais felizes, outras nem tanto. Sei que ser mãe e pai não deve ser nada fácil. Eu já fui uma filha e posso garantir que dei bastante trabalho (acho que ainda dou). Sei que o parto pode ser complicado, que o pós operatório pior ainda, que os bebês não são comprados na sessão infantil do Bourbon, que eles choram, tem cólica, cocô trancado, podem ter refluxo, mas não é muito mais tranquilo pensar que vai correr tudo bem e que se os problemas acontecerem a gente vai administrando? Ou ainda pensar em como vai ser irresistível o dia que sair o primeiro mamãe ou papai, quando pegar na sua mão pela primeira vez, quando se sujar todo de papinha e achar tudo segurar a colher sozinho? Eu e o Fabricio preferimos. É por isso que gosto de dizer que quando o assunto começa a ficar muito baixo astral eu prefiro me mudar para a "Lolândia".


2 comentários:

  1. Mana, sim todos estes momentos irão acontecer, uns com mais outros com menos intensidade, mas no momento que o bebe nasce, também nasce uma mãe e um pai,e por incrivel que parece uma CORAGEM GIGANTE,que só no momento exato ela se manifesta para reafirmar a escolha que vcs fizeram...SER SERES DIVINOS...PAPAI E MAMÃE,e quando te contarem estas histórias faz uma coisa...abstraia,sim na gravidez também temos um poder a mais de abstrair o que não nos agrada, e te juro com todo o meu coração...é a melhor sensação do mundo(com vontade de chorar até)ouvir MAMÃE a primeira vez, e todas as outras tantas que virão.Isso reafirma a minha tese,Deus confiou tanto em mim que me deu o dom de gerar uma vida...nada disso pode ser mudado e esquecido, nem com depoimentos e vivencias ruins. ACREDITE. bjs da sua mana,cumadre, confidente, e uma mãe feliz e muito realizada.

    ResponderExcluir
  2. Quando posso te visitar na Lolândia?!!???! Deve ser muito alegre e divertido por lá - além de mais otimista, né?! Aliás, porque só otimista. Parece que esse otimismo é ilusão... E só existe na Lolândia. Mas não é verdade. Acho que há muito mais coisas boas do que ruins para serem faladas, lembradas, sentidas, etc, mas isso, me parece, as pessoas tratam de esquecer rapidamente. Como diria uma amiga minha: Fica tranqui!!!! Tudo será como deve ser, ou seja, da melhor maneira. Beijocas :)

    ResponderExcluir