segunda-feira, 28 de setembro de 2009

E quando a bolsa estourar?

Bom, estamos chegando na semana 38. A semana 38 é um marco na gestação porque a partir desta semana o bebê pode nascer a qualquer momento e já não é mais considerado pré-maturo. Nesta 6a feira, completamos as 38 semanas. E a ansiedade é inevitável.

O Fabricio e eu já ficamos um tempão conversando sobre o que vai acontecer daqui pra frente. E tudo, pelo menos neste momento, gira em torno do antes, durante depois do parto.

- quando a bolsa estourar o que vai acontecer?
acho que eu vou me molhar toda do tipo "acho que fiz xixi nas calças", vou ligar pro Fabri e me enfiar embaixo do chuveiro. Se ele estiver ao meu lado, elimino a ligação e vou direto pro banho, sem escalas. Como quero tentar parto normal, data e horário deste momento estão mega indefinidos. O que quer dizer que pode ser da madrugada, no meio do almoço, no meio do trânsito, na fila do banco...

- quanto tempo leva para o bebê nascer depois da bolsa estourar?
ih, esta é muito complicada. nem eu sei... na verdade não sei nem o que é uma contração. Uns dizem que é parecido com uma cólica, uns dizem que é uma dor que começa nas costas e vem pra frente... tem aquela história do tempo entre uma contração e outra... tecnicamente quanto mais curto o espaço de tempo entre uma e outra, mais perto está o momento do parto. Hoje tenho consulta com a gineco e o Fabri já fez uma listinha com todas as coisas que ele quer que eu pergunte.

- pra quem a gente liga?
primeiro, a gineco; depois a parteira; depois o pediatra; depois os avós; depois os irmãos (na verdade a minha irmã vai furar a fila, pq ela quer ser comunicada imediatamente. Fiquei sabendo que já tem até a roupa separada e os sapatos para sair correndo em tempo récorde para o hospital) e depois os dindos...

- como vai ser na maternidade?
acho que é mais ou menos assim: depois de toda a equipe médica devidamente comunicada da chegada da mamis ao hospital, eles te esperam e enquanto vão te preparando para o parto, o futuro papis cuida das coisas burocráticas da internação (tadinho do pai né? fica com a parte mais chata). Depois disso, o pai é conduzido até a salinha onde ele vai ser preparado também: aquela roupinha azul ou verdinha, toquinha, sapatinhos, tudo esterilizado. Aí enquanto isso a mamis tá lá, monitorando tudo e vendo em quanto tempo o bebe vai chegar... quando estiver quase lá, o papis é chamado e entra em cena (please, não esquece a digital). E aí é aquele momento lindo e mega emocionante... eu nem consigo mais escrever pq to com os olhos cheios d´água... acho que nunca vou ter chorado tanto na minha vida e rido ao mesmo tempo, quanto neste dia. Ah, já ia me esquecendo, para compensar que a mamis viver tudo muito mais intensamente durante nove meses, o papis é recompensado sendo a pessoa que vai ficar com o filhote até que todos aqueles procedimentos médicos e testes e tudo mais que o bebê tem que fazer sejam concluídos. É o pai que vai vestir a primeira roupinha e andar pelo corredor todo cheio de si exibindo seu filhinho até levá-lo pra mãe. Vale lembrar que o papai tem que aproveitar cada segundo deste tempo pq depois disso a mãe volta a ser o centro das atenções de novo (pelo menos enquanto tiver leite hehehe).

- o que a gente leva pra maternidade?
a mala da mãe (não que eu seja uma mala, me refiro a mala de verdade), a mala do bebê, as lembrancinhas, o enfeite da porta, os documentos da internação e os meus documentos, meu MP3 (para o caso de um trabalho de parto mais demorado que necessite de uma trilha sonora motivacional relaxante transcedental). Coisas que não abro mão de levar: minha frasqueira com meu kit de sobrevivência básico, que inclui maquiagem, secador de cabelo, hidratante para corpo e rosto e essas coisinhas básicas que toda a mulher precisa "always", mesmo que esteja indo ter um bebê. Muito importante: a cadeirinha do bebe já tem que estar no carro. Não dá pra sair da maternidade sem isso, ou os pais podem levar a primeira multa pós parto.

- e depois no quarto da maternidade?
aí eu acho que temos que nos grudar nas enfermeiras e perguntar tudo, observar tudo como elas fazem para aprendermos direitinho e não surtarmos tão logo chegarmos em casa e tivermos que dar banho, trocar fraldas e limpar o umbigo...
e tem as visitinhas no hospital, que é aquele momento especial que todas as pessoas que a gente curte vão ao nosso encontro conhecer nosso filhote. Apesar de serem visitinhas rápidas, é muito bacana poder dividir este momento com as pessoas que fazem parte da vida da gente. O bebê recebe um monte de energia boa e já começa desde este momento a ver como foi esperado e como é querido por todos.

- e como vai ser em casa?
eu e o fabri, queremos muito curtir este momento nosso com o nosso bebê. queremos chegar em casa e mostrar tudo pra ele. Cada cantinho do lugar onde ele vai viver durante muito tempo, onde ele vai passar seus grandes momentos,suas primeiras descobertas, travessuras, tombos, e tudo que esse novo mundo reserva pra ele e pra gente. Mostrar o quarto dele vai ser o momento mais especial de todos. Este lugar é mágico, vai ter o jeitinho dele, o cheirinho dele, vai ser aquele porto seguro onde ele vai se aconchegar e saber sempre que aquele ali é o cantinho dele... como eu gosto de dizer "vai ser a Franciscolândia".
E depois disso? aí vai ser cada dia de uma vez, tudo no seu tempo e uma fase tão novinha que pra mim já tem até cheirinho de nova. Tenho certeza que vamos amar tudo e com o tempo vamos nos descobrir pais e fazendo aquilo tudo que pra gente parecia um bicho de sete cabeças, com a desenvoltura dos papis veteranos.

3 comentários:

  1. Lola querida amei o Post, e agora estou aqui querendo saber, o Francisco lindo já nasceu???

    Super beijo e toda a sorte desse mundo!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Clau.
      To eu aqui olhando meus posts antigos. Morrendo de rir e pensando como o tempo passou rápido. Tá tudo bem contigo? O Francisco tá com 2 anos e 4 meses e tem uma coisa engraçada todos os dias. Tu tem face o meu é LouisianeCarvalho (lola). Manda notícias. Bjokas

      Excluir
  2. Olá primeira vez que entro no seu blog.
    Achei o máximo, meu nome é Rosane,tô grávida de 38 semanas e muito nervosa rsrs.
    Gostaria de saber com quantas semanas ganhou seu baby e como correu todo o trabalho de parto?
    bjs

    ResponderExcluir